O que é ácido hialurônico e como ele é usado? | Tereza Scardua

O que é ácido hialurônico e como ele é usado em procedimentos estéticos

2020-03-20 10:00:06

Muito se ouve falar em procedimentos estéticos que são realizados com a aplicação de ácido hialurônico, principalmente em tratamentos faciais. Mas você realmente sabe o que é essa substância e como ela age no corpo? 

Apesar de ser um produto considerado seguro para aplicações estéticas, é sempre importante conhecer mais sobre os detalhes da realização de um procedimento. Descubra o que é ácido hialurônico e como ele é usado em tratamentos faciais!

O que é o ácido hialurônico?

Presente naturalmente no organismo, o ácido hialurônico é uma molécula de açúcar do organismo humano. Ele tem como função atrair a água e, assim, atua como substância lubrificante e absorvente em algumas partes do corpo, como as articulações.

A curiosidade é que mais de 50% do ácido hialurônico do nosso corpo está presente na pele, e é justamente essa substância que a mantém hidratada, lisa e elástica. 

Acontece que, com o avanço da idade, a quantidade de ácido hialurônico no organismo diminui consideravelmente. Mas a boa notícia é que é possível aplicá-lo!

Como é usado em procedimentos estéticos?

O ácido hialurônico é utilizado em procedimentos em que a elasticidade da pele e a redução das marcas de expressão são o foco. Na maioria dos casos, é usado de forma injetável e, por já estar presente no organismo humano, é absorvido naturalmente com o tempo. Por isso, o efeito do procedimento não é definitivo.

Além das aplicações injetáveis, também é possível encontrar no mercado alguns cremes e cosméticos com ácido hialurônico na fórmula, que também podem ser bons para quem busca uma hidratação mais profunda da pele.

Onde pode ser aplicado o ácido hialurônico?

Algumas regiões onde o ácido hialurônico pode ser aplicado para rejuvenescimento e harmonização são:

Também pode ser aplicado para dar volume a determinadas partes do rosto ou do corpo, buscando harmonizar e reconstruir. Nesses casos, as regiões mais comuns são as laterais do rosto, mandíbulas e a região dos molares.

Contraindicações do ácido hialurônico

São poucas as contraindicações, mas vale a pena conhecê-las antes de procurar um profissional para a aplicação do ácido hialurônico em qualquer tratamento facial:

  • pessoas com hipersensibilidade ao composto;
  • áreas com doenças de pele, inflamações ou feridas;
  • áreas que tenham implantes.

Sobre a aplicação em mulheres grávidas, não é recomendado aplicar no primeiro trimestre de gravidez. Nos meses seguintes, o ideal é que cada pessoa consulte o seu médico obstetra.

Cuidados básicos antes de aplicar o ácido hialurônico

Para você ter mais confiança ao fazer qualquer procedimento que envolva a aplicação do ácido hialurônico, o indicado é conversar bastante com o profissional antes

Além de explicar com propriedade o que esperar do tratamento, ele também fará uma avaliação do seu rosto. Levando em conta seus traços e o que você espera ao fazer um procedimento estético, o profissional consegue indicar o que é melhor e o que esperar dos resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WeCreativez WhatsApp Support
Olá! Vamos agendar agora sua AVALIAÇÃO?